>> Odontologia Oncológica / Oncologia Oral

Oncologia Oral / Odontologia Oncológica | Blanca Odontologia - Brasília/DF

É a área que atua em pacientes que são submetidos a tratamento de quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e cirurgia de cabeça e pescoço.

Esses pacientes necessitam de uma avaliação odontológica especializada, que irá definir o tratamento a receber. Cabe ao cirurgião dentista realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das alterações bucais decorrente das terapias antineoplásicas, com o intuito de minimizar os riscos de infecção, melhorar a qualidade de vida do paciente e até mesmo reduzir o custo geral do tratamento.

Cuidados durante a terapia antineoplásica

Avaliação e tratamento pré-terapia antineoplásica:
Nesta etapa, o atendimento odontológico tem como objetivo a identificação e eliminação de focos de infecção na cavidade oral (preparo odontológico) e assim, minimizar os riscos de complicações bucais durante o tratamento.

O cirurgião dentista irá orientar o paciente das complicações bucais:

• Mucosite (úlceras na mucosa)
  • Xerostomia (boca seca)
  • Disgeusia (perda do paladar)
  • Cárie de radiação
  • Candidíase (fungos)
  • Osteorradionecrose (necrose nos ossos maxilares após a radiação)
  • Osteonecrose associada aos bifosfonatos
  • Infecção
  • Doença periodontal
  • Trismo (limitação da abertura bucal)
  • Queilite angular

2. Acompanhamento na vigência da terapia antineoplásica:
O acompanhamento frequente permite ao dentista diagnosticar e tratar lesões orais ou infecções oportunistas decorrentes do próprio tratamento médico.

Durante essa fase, diversas alterações podem ser observadas, como por exemplo, a mucosite, que através da laserterapia, pode ser tratada de forma simples e eficaz.

3. Acompanhamento pós-terapia antineoplásica:
Pacientes submetidos a terapias antineoplásicas necessitam de atenção e cuidados especiais. Infecções periodontais, necroses ósseas, cárie de radiação, doença do enxerto contra o hospedeiro (transplante de medula óssea) e xerostomia são algumas alterações que podemos observar neste período. Dessa forma, o paciente oncológico requer acompanhamento odontológico especializado após a finalização do tratamento e, ainda, deve ser orientado a comunicar imediatamente o dentista ao perceber qualquer alteração na cavidade oral.