>> Odontologia Hospitalar e UTI

Odontologia Hospitalar / Odontologia em UTI | Blanca Odontologia - Brasília/DF

A odontologia Hospitalar/UTI irá atuar em algumas situações, como em procedimentos de emergência em pacientes que estejam no hospital com dores dentais, feridas na boca, sangramentos, halitose ou qualquer alteração bucal. Ela também aborda na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, e contribui para a preservação da saúde e recuperação do paciente, os procedimentos de higiene bucal são benéficos não somente aos internados, mas também ao próprio hospital, que tem seus custos reduzidos. Dificuldades na melhora do quadro clínico e consequentemente piora no prognóstico prolongam a estada do paciente na UTI.

Também é função do odontologista hospitalar fazer a preparação de atendimentos cirúrgicos e clínicos no hospital em pacientes que necessitem de atendimentos especiais e em casos que requere o uso de anestesias gerais.

Além dessas 2 ocasiões citadas acima, o odontologista hospitalar irá supervisionar equipes de auxílio para fazer a manutenção de saúde bucal em pacientes internados no hospital, ajudando e incentivando os auxiliares a fazer alguns serviços, como higienização bucal, inspeção e hidratação da boca.

A presença de doenças sistêmicas afeta a saúde bucal do indivíduo que passa a ser num fator decisivo na sua sobrevivência. A incidência de periodontite aumenta significantemente o risco de várias patologias, como a aterosclerose, infarto cardíaco, derrame cerebral e complicações do diabetes. Em certos pacientes, a bacteremia causada por doenças bucais pode causar septicemia e até a morte.