Mulheres e os problemas bucais

/ em Dicas Notícias
Saúde Bucal da mulher

Já é sabido que a saúde bucal interfere diretamente na saúde geral de cada um de nós, mas as mulheres devem tomar muito mais cuidado com os problemas bucais. A gengivite, por exemplo, é uma inflamação na gengiva causada por bactérias, que podem cair na corrente sanguínea e tomar proporções muito maiores.

As mudanças nos níveis de hormônio das mulheres fazem com que elas sejam mais propensas a desenvolver várias doenças. As mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, na menstruação e gravidez tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana.

Durante o período menstrual, algumas mulheres podem notar sangramento na boca e inchaço. Os anticoncepcionais orais podem predispor a inflamação da gengiva. Já durante a gravidez é mais comum que se desenvolva a gengivite, por isso é importante o acompanhamento odontológico. Mas lembre-se sempre para iniciar a inflamação da gengiva precisa de ter a placa bacteriana.

Em outra fase, as mulheres que estão na menopausa podem notar gengiva mais avermelhada e inflamada, além de sensação de desconforto, sensação de ardência e boca seca. Existem pesquisas realizadas pela Academia Americana de Periodontia mostram uma relação da osteoporose e a doença periodontal acelerando o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes. Muitas medicações para o tratamento da osteoporose que são da família dos Bisfosfonatos e Denosumab podem gerar necrose óssea conhecida como Osteonecrose dos Maxilares Relacionados com Medicamentos (OMRM), que é a morte do osso da maxila e mandíbula, por isso nesse período é importante o cuidado odontológico.

Outras doenças – Os problemas cardíacos são desenvolvidos com maior frequência em indivíduos com gengivite e periodontite, assim como o derrame ou acidente vascular cerebral (AVC) tem ligação com infecções bucais. Doenças nas vias respiratórias, como pneumonia, podem ser causadas por bactérias que se desenvolveram na boca.