Coisas que o seu dentista faz e você não sabia

/ em curiosidades Dicas Tratamentos Odontológicos
coisas que o seu dentista faz
Para manter o sorriso saudável é importante manter a sua periodicidade de consultas odontológicas, o ideal é visitar o dentista no mínimo duas vezes por ano.
E acredite se quiser, ele irá analisar muito mais do que a sua boca. Rosto, pescoço, língua e garganta também são itens avaliados em uma consulta odontológica.
Há muitas coisas que acontecem na cadeira do dentista que você nem imagina. O site Colgate separou 10 curiosidades para você. Leia e vá para a sua consulta preparado:
1.     Exame da gengiva
A gengiva, junto com os ossos, ajuda na sustentação dental e, caso esteja inflamada, terá que tomar providências para reverter o quadro. Além do sangramento, é possível detectar o problema ao perceber a gengiva avermelhada, inchada e sensível. Uma gengiva inflamada e sem cuidados pode acarretar perda dental e risco a saúde geral.

2.     Análise dos tecidos internos da boca
Um problema bastante comum encontrado na mucosa bucal é a afta, lesão que merece uma atenção especial. Alimentos ácidos e estresse podem desencadear o aparecimento delas. Porém, úlceras que não se resolvem em duas semanas devem ser examinadas.  As lesões de câncer bucal podem ter início como uma pequena úlcera indolor.
 3.     Check-up na língua
Não sei se você sabia, mas a língua é um órgão indicador de doenças. Uma língua saudável deve ser rosa, com uma superfície lisa e homogênea. Qualquer alteração de cor, forma ou tamanho pode ser um indicativo de doença, desde anemia e falta de vitaminas até um câncer ou AIDS.
4.     Teste de oclusão
A mordida, ou encaixe entre a mandíbula e a maxila devem ser analisados na consulta.  Pois uma mordida alterada pode acarretar dorme musculares, de cabeça, perda do dente entre outras complicações.

5.     Teste da saliva
Também é função do dentista analisar o volume, a viscosidade e a densidade da saliva. O baixo fluxo salivar pode causar mau hálito, facilitar o aparecimento de infecções gengivais e cáries, além de causar amidalites, faringites, esofagites e até úlcera.
 6.     Garganta inflamada
Garganta inflamada pode causar problemas bucais. As infecções da amígdala podem provocar problemas no desenvolvimento da arcada dentária e dos músculos faciais.
7.     Exame do rosto
Só de olhar para o rosto de uma pessoa é possível analisar se há problemas de desenvolvimento da mandíbula, na musculatura do rosto ou algum tipo de má oclusão.
8.     Como vai o seu pescoço?
É cada vez mais importante o papel do cirurgião-dentista na detecção precoce de doenças de cabeça e pescoço. Um pescoço inchado pode indicar inflamação nos gânglios linfáticos. Podendo ser causado por resfriados, infecções na garganta ou dentárias e algum câncer.

9.     Atenção aos ruídos
Outra função dos dentistas é examinar as articulações que ligam o crânio à mandíbula, verificando a existência de ruídos quando o paciente abre e fecha a boca, além do grau da sua abertura. Pessoas que sofrem de disfunção da articulação têmporo-mandibular costumam se queixar de dores de ouvido, cabeça e dente

10.  “Limpeza” dos dentes
Quase toda visita ao dentista inclui uma limpeza nos dentes. Se não houver placa calcificada, a limpeza poderá ser mais simples e tranquila com raspagem da superfície dental. Essa profilaxia serve para evitar o acúmulo de placa bacteriana e, assim, o surgimento de cáries e problemas gengivais.