Conheça alimentos que deixam os dentes e a gengiva saudáveis

/ em curiosidades Dicas Notícias Tratamentos Odontológicos
Para dentes e a gengiva saudáveis

Você sabia? A escovação, aliada à dieta, promove mordidas mais fortes e sorrisos mais brancos.

Para ter os dentes saudáveis, escova, pasta de dente e fio dental são indispensáveis, mas existem outros aliados que podem te auxiliar no dia a dia. O site Minha Vida fala sobre alguns alimentos importantes para a sua saúde bucal.

Vitamina C

A vitamina C causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes. Mas é bom não exagerar no consumo de alimentos muito ácidos – como a laranja e o abacaxi, ricos em vitamina C – que causam desmineralização e deixam o dente mais poroso. Ao tomá-los, use canudinhos, impedindo o contato direto com os dentes. “Não se aconselha a escovação dos dentes nesta hora, pois o atrito da escova com o esmalte descalcificado faz com que ele se desgaste ainda mais”.

Alimentos fibrosos

A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, tem a capacidade de promover a autolimpez dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana, a causadora de cáries e gengivite. “Além disso, frutas como maçã e pera podem substituir doces bem açucarados, os principais responsáveis pelas cáries”.

Leite e derivados

O cálcio presente no leite e derivados dele é essencial para garantir ossos fortes e saudáveis. E o mesmo vale para os dentes. O nutriente é parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, garante uma boa saúde a eles, principalmente durante a sua formação. Mas o cirurgião dentista Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), explica que esses não são a única fonte de cálcio. Folhas verdes escuras, como a couve, podem compensar essa demanda – especialmente para quem não gosta ou não tolera a lactose.

Água

“O consumo de água (com gás ou não) é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos”. Além disso, a água das grandes cidades é fluoretada, que reforça a resistência do esmalte do dente. “Quando ingerido durante a formação dos dentes, isso é, até os doze anos de idade, o flúor torna os dentes muito mais resistentes à cárie por toda a vida”.

Insira estes alimentos em sua dieta e colabore com a manutenção da sua saúde bucal!