Como ficam os dentes com os chocolates na páscoa?

A Páscoa é sinônimo de alegria e o momento para se deliciar com a grande variedade de chocolates que podem ser encontrados em todos os lugares, afinal parecem que eles se multiplicam.
O Brasil é o segundo maior produtor de ovos de Páscoa no mundo, atrás apenas do Reino Unido, cuja produção é de em torno 30 mil toneladas. O consumo médio de chocolate, per capita no Brasil, é de 2,12 quilos por habitante.
Segundo a American Dental Association (ADA), a formação da cárie é motivada pelo ato de comer o chocolate muitas vezes ao dia e não, como muitos pensam, pela quantidade ingerida. Além disso o chocolate é rico em proteínas, cálcio, fosfatos e outros minerais. Todos esses elementos são protetores do esmalte dentário.
“Mas nunca pode-se deixar de fazer corretamente a higiene bucal. O chocolate tem grandes quantidades de açúcar, por isso a preocupação com a limpeza dos dentes”, explica Gustavo Maluf, especialista em periodontia.
Vale ressaltar que o chocolate meio amargo é o mais indicado para comer, por causa da grande concentração de cacau e a baixa adição de açúcar. Já o chocolate branco não possui cacau em sua fórmula e tem uma alta concentração de açúcar, sendo o menos indicado para o consumo.
Não esqueça: o que importa é uma boa higiene bucal, e não o tamanho da caixa de bombons!
Uma excelente Páscoa!